KÁTIA JAIME


 Kátia Jaime é uma anti-heroína, a principal personagem da HQ Patrulha na Favela.
A história dela é emocionante, cheia de reviravoltas, dores, injustiças,traições e violências.

Criei esse roteiro em março de 2024. Primeiro, alguns personagens, o perfil de cada um, o envolvimento deles com a Kátia, suas ações e reações. Tudo gira em torno da milícia que domina e comanda as favelas do Rio de Janeiro.

Depois de definir os principais personagens, pensei no primeiro episódio. Para a história ter sentido, aprendi que é mais fácil imaginar o fim dela. Saber qual é o final de cada personagem .

Neste primeiro episódio, que na realidade, no contexto geral se encaixava melhor no meio da história, a personagem principal tem uma mudança dramática de vida.

Bem, não sou experiente em HQ, mas aprendi que o caminho que adotei era mais produtivo. Os episódios foram brotando, um após o outro e fui esboçando a história até o final.
Mas logo percebi que essa fase é apenas um primeiro passo, tem muitos outros fundamentais.
Um muito importante que vc deve fazer antes de começar desenhar é, traçar um perfil de todos os personagens principais.

Após consultar uma gráfica digital, comecei a por "a mão na massa". Aí que vc tem que ser determinado.
Tive que desenhar novamente todas às páginas, agora num boneco (uma hq montada manualmente, com todas as páginas, numeradas), para compor as lâminas que serão impressas posteriormente. Tem que ser na sequência certa. A primeira página batendo com a última.

Outra coisa importante para vc criar uma HQ interessante,  é o cuidado com a história e os diálogos. Os diálogos devem ser consistentes e adequados para cada perfil de personagem. O que ele pensa e como se expressa, tem que fazer sentido com o que ele é e, demonstra pelas suas ações na história. Exemplo, um personagem tímido e inseguro não será protagonista nas rodas de conversas e não será um lider carismático e sim, dará sua opinião de maneira discreta.

Um caminho que adotei, no início de cada episódio para apresentar os personagens, foi o de escrever diálogos mais profundos entre eles, assim o leitor vai conhecendo a história de cada um.

Bem, estou nesta fase ainda e vou continuar esse relato quando avançar mais na minha primeira HQ.

Se vc curte HQ e quer acompanhar o meu desenvolvimento, me siga por aqui para ver como tudo vai se desenrolando.

Obrigado por visitar nosso blog!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cinco dicas de desenho para iniciantes

Novas turmas 2024