Fundamentos do Desenho - Como treinar


Os principais fundamentos do desenho

1 - Proporção e Traço 

Para aprender e treinar desenho você deve começar ajustando seu traço. Quase sempre o iniciante faz um traço,  principalmente no esboço, muito forte e impreciso. Empunha o lápis pegando muito próximo da ponta e pressiona demais o grafite no papel.
Ajuste esse problema. Você deve treinar fazendo traços longos e suaves. Experimente apoiar o lápis três ou quatro centímetros acima do grafite.
Para melhorar a proporção comece fazendo desenhos com base em formas geométricas.
Prefira desenhos baseados em círculos e ovais e que sejam bem simétricos,  isto é, se você dividí-los ao meio (eixo vertical), terão duas metades iguais.

2- Esboço 

Esta etapa é fundamental para um desenho bem feito. 
Você deve sempre fazer o esboço com traços longos e suaves. Deslize o lápis pelo papel sem nunca forçar ou pressionar o grafite. 
Aqui vc não precisa desenhar detalhes e sim observar as linhas principais e a proporção.
Antes de finalizar, afaste um pouco o desenho e avalie o conjunto. Confira o tamanho de cada parte comparando com o todo.

3 - Finalização 

Depois de verificar a proporção e definir qual a técnica que vai utilizar, inicie a finalização com traços precisos e com bom ritmo, nem muito lento e nem muito rápido. 
Se for um retrato grafite
 (como no desenho acima), você pode começar estabelecendo um contraste, isto é, fazendo os traços escuros principais, para poder perceber os nuances da textura (os vários tons de cinza).
Exemplo, nos olhos, comece com os contornos e a íris e depois acrescente os degrades e texturas da pele. Você pode utilizar um papel macio dobrado, esfuminho e mesmo seu dedo para os nuances. Outro recurso que utilizo muito é a borracha para marcar a luz e áreas mais claras.

Bom Treino!

Obrigado por visitar nosso blog.
Volte sempre!


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cinco dicas de desenho para iniciantes

Novas turmas 2024