Tutorial de desenho para vestibulandos (construindo o esboço)
Com o objetivo de oferecer uma abordagem diferenciada de técnicas do desenho, acessíveis e de fácil compreensão a todos os estudantes, algumas com exclusividade, estamos apresentando sete tutorias, cujos métodos foram desenvolvidos e
testados ao longo de seis anos, no meu trabalho de professor de desenho, atuando na preparação de alunos vestibulandos nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design, Moda e Artes Visuais.
Nos tutorias você terá um guia seguro de como desenvolver e aprimorar sua técnica no desenho de observação, desenho de memória e desenho de criação, requisitos indispensáveis na Prova de Habilidades Específicas, nos maiores vestibulares das Faculdades Públicas em todo o país. Você obterá conhecimentos importantes nas técnicas do esboço, da figura humana e também desenvolverá a observação, a proporção e o seu traço. Os exercícios são apresentados numa seqüência definida para propiciar um desenvolvimento constante na sua técnica de desenho.
Simplificamos a linguagem para você ter um treinamento de fácil compreensão e para que a assimilação das técnicas possa te auxiliar
num desenvolvimento mais rápido. Assim, você poderá, fazendo o treinamento como o recomendado, ver sua técnica de desenho melhorar
num período curto de tempo.
É muito importante que você siga as recomendações e pratique regularmente os exercícios para alcançar um progresso constante.
Não desanime com os primeiros resultados, continue praticando. Vale citar Aristóteles que disse a muitos séculos atrás:
“Somos o que repetidamente fazemos, a excelência, portanto, não é um feito, mas um hábito”
Bom treinamento!
*** Comece seus estudos com o Tutorial 1
TUTORIAL 4
DEFININDO A COMPOSIÇÃO E CONSTRUINDO O ESBOÇO
Alguns cuidados são importantes para fazer um desenho bem feito.
O primeiro ponto que você terá que definir é a composição. Definido o formato que você está utilizando (tamanho e posição do papel),
terá que avaliar o objeto a ser desenhado (motivo). Avalie a sua forma, tamanho e qual posição ele deve ter no desenho. Se for um objeto pequeno, como por exemplo, um clipe de papel, você deve colocá-lo num tamanho e posição que o valorize (quase sempre na diagonal).
Você não deve desenhá-lo pequeno ou nos cantos da folha, deve observar se a posição que você escolheu valoriza o objeto.
Outro ponto importante é o espaço não desenhado (áreas brancas), que sempre tem que ser
equilibrado.
Veja o exemplo abaixo.
Figura 1 – esboço de parafuso
Neste exercício, desenho de um parafuso, a melhor composição é colocar o objeto na posição diagonal para termos uma perspectiva e valorizá-lo. Tome cuidado para centralizar o objeto e deixar
a composição equilibrada.
O segundo ponto importante na produção de um bom desenho e a construção do esboço. Após definir a composição (tamanho e posição
do objeto na folha) você deve utilizar um lápis ou lapiseira com grafite mais duro, H ou HB para fazer o esboço. Procure enxergar as linhas principais que definem a forma do objeto. No esboço o mais importante é verificar a proporção e uma forma efetiva de fazê-lo, é comparar
e relacionar as partes próximas do objeto que você está representando.
Uma forma de verificar se a proporção está correta, é colocar o desenho de cabeça para baixo e afastá-lo um pouco.
Figura 2 – esboço de mão segurando celular
Neste exemplo, podemos verificar que os contornos e linhas que definem a forma dos objetos (mão e celular) foram feitos de forma suave, sem
apertar demais o lápis no papel. Para construir a proporção, sempre procure relacionar um tamanho com o outro ao seu lado. Neste caso, o dedo desenhado deve ser relacionado com o dedo ao seu lado, tanto a largura como o comprimento.
Importante:
Os exercícios devem ser feitos para aprimorar seu traço e desenvolver sua percepção e proporção. Por isso é importante a sua repetição e você deve fazê-los até perceber que as proporções estão corretas. Utilize sempre lápis mais duros (H ou HB) e verifique as proporções antes de finalizar o desenho.
Nunca utilize instrumentos de precisão nos
exercícios, pois, nos testes de habilidade, não são permitidos.
Veja o exemplo abaixo.
Figura 1 – esboço de parafuso
Neste exercício, desenho de um parafuso, a melhor composição é colocar o objeto na posição diagonal para termos uma perspectiva e valorizá-lo. Tome cuidado para centralizar o objeto e deixar
a composição equilibrada.
O segundo ponto importante na produção de um bom desenho e a construção do esboço. Após definir a composição (tamanho e posição
do objeto na folha) você deve utilizar um lápis ou lapiseira com grafite mais duro, H ou HB para fazer o esboço. Procure enxergar as linhas principais que definem a forma do objeto. No esboço o mais importante é verificar a proporção e uma forma efetiva de fazê-lo, é comparar
e relacionar as partes próximas do objeto que você está representando.
Uma forma de verificar se a proporção está correta, é colocar o desenho de cabeça para baixo e afastá-lo um pouco.
Figura 2 – esboço de mão segurando celular
Neste exemplo, podemos verificar que os contornos e linhas que definem a forma dos objetos (mão e celular) foram feitos de forma suave, sem
apertar demais o lápis no papel. Para construir a proporção, sempre procure relacionar um tamanho com o outro ao seu lado. Neste caso, o dedo desenhado deve ser relacionado com o dedo ao seu lado, tanto a largura como o comprimento.
Importante:
Os exercícios devem ser feitos para aprimorar seu traço e desenvolver sua percepção e proporção. Por isso é importante a sua repetição e você deve fazê-los até perceber que as proporções estão corretas. Utilize sempre lápis mais duros (H ou HB) e verifique as proporções antes de finalizar o desenho.
Nunca utilize instrumentos de precisão nos
exercícios, pois, nos testes de habilidade, não são permitidos.
Comentários
Postar um comentário