Dicas de Desenho para Vestibulandos



Esta publicação é voltada para os amigos que vão prestar vestibular para arquitetura e urbanismo, design, artes visuais e moda, entre outros cursos. 



Reuni neste texto três dicas básicas para ajudar você a se sair bem na prova de aptidão, independente da área em que você disputa uma vaga. Espero que meu conhecimento, de mais de 26 anos desenhando e ensinando jovens e adultos a desenhar possa te ajudar neste momento tão importante do início da sua jornada profissional. 


Vamos às dicas: 


Dica n˚ 1 –  Autoconfiança é fundamental!

No desenho, todo treinamento que é feito através de exercícios progressivos servem para aprimorar sua técnica e para te preparar para resolver problemas. Então, não importa se você se preparou treinando sozinho ou fazendo um curso de desenho, chegou a hora de você mostrar o resultado de toda sua dedicação. Permaneça seguro, calmo e confiante, pois isto, vai determinar a sua compreensão do enunciado do exercício e também a qualidade do seu desenho. A princípio, foque sua atenção para entender bem o que está sendo pedido. Depois, planeje seu desenho de forma tranquila. O ideal é que você use os primeiros 30 minutos para fazer um esboço e o resto do tempo de prova para sua finalização.


Dica n˚ 2 – Cuidado com os materiais!

Antes de começar, confira com atenção seus materiais de desenho. Aponte bem todos os lápis, tanto os de grafite, como os lápis de cor. Apontar os lápis da maneira certa leva tempo e tempo em prova é fundamental. Confira também suas borrachas (prefira as brancas macias) e leve dois apontadores novos. Sempre que perceber que a ponta do lápis perdeu a precisão, aponte novamente. Você vai precisar de pelo menos dois lápis da graduação 6B. Um para traços finos e outro, com a ponta mais arredondada para áreas de sombra. O importante é que você não perca tempo e tenha bons resultados. Sempre coloque uma folha de sulfite debaixo de sua mão para não manchar de grafite a folha de prova. A apresentação do seu desenho conta pontos. Por isso, tenha cuidado e, antes de entregar sua prova, apague todas as manchas de grafite.


Dica n˚ 3 – Um esboço bem feito vai facilitar seu desempenho!

Na prova de desenho de observação você deve sempre fazer o esboço com lápis H ou HB (mais duros). Trace com suavidade sem apertar o lápis e sem forçar o traço no papel. Isto realmente é importante para um traço mais perfeito e bonito. Procure centralizar o objeto e deixar margens brancas com o mesmo tamanho em todos os lados da folha. Caso seja um objeto comprido, coloque na diagonal para a composição ficar melhor. Verifique sempre a proporção, comparando tamanhos, antes de finalizar o seu desenho. Para isso, afaste o papel um pouco de seus olhos para verificar possíveis distorções de proporção e perspectiva.


Com preparo e atenção tenho certeza que você vai alcançar seus objetivos. Caso ainda tenha alguma dúvida, aproveito para informar que também estou a disposição para te posso ajudar pelo e-mail: cursodesenho.jerrygraciano@gmail.com


Desejo à todos uma boa prova!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cinco dicas de desenho para iniciantes

Novas turmas 2024